HISTÓRICO

       O Centro Espírita Cuiabá – CEC –, originariamente denominado como Centro Espírita de Cuyabá, foi fundado em 24 de fevereiro de 1911, em Cuiabá, por um grupo de estudiosos do Espiritismo. Porém, o seu embrião foi formado 1906, na residência do senhor Rafael Verlangieri que, estimulado por Manuel Vianna de Carvalho e por Otaviano Pitaluga iniciou, juntamente com outros companheiros, as primeiras reuniões do Centro Espírita de Cuyabá.

        A constituição do Centro Espírita Cuiabá foi oficializada somente em 1911, e sua primeira diretoria ficou assim constituída: Luiz Alves da Silva Carvalho, Presidente; Rafael Verlangieri, Vice-presidente; Cypriano Costa Campos, Secretário; e João de Deus Leite, Tesoureiro. O CEC foi o sexto Centro Espírita a surgir no Estado de Mato Grosso e o terceiro a ser fundado em Cuiabá. Resistindo às intempéries, por ter suas bases alicerçadas na rocha dos valores morais de seus fundadores, tornou-se uma Instituição centenária. No decorrer da sua história, favoreceu o surgimento de vários outros Centros Espíritas e, também, da própria Federação Espírita do Estado de Mato Grosso – FEEMT.

        Os registros de parte da sua história podem ser encontrados na obra “Centro Espírita Cuiabá: 1911 – 2011 – Cem Anos Iluminando Consciências”, da jornalista e trabalhadora do Centro Espírita Cuiabá Maria Cristina de Carvalho Sousa Lima Piloni, Editora Entrelinhas.