O Grupo de Arte Espírita “Além da Cena” é composto por jovens que freqüentam a mocidade do Centro Espírita Cuiabá e tem como objetivo divulgar a Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto, de maneira lúdica e artística ao mesmo tempo que estreita os laços de amizade dos jovens entre si e de seus compromissos com a Casa e a Causa Espírita.
Existe desde o ano 2000, quando foi reunido para apresentação de seu primeiro trabalho, a peça “Valeu a Pena”, narrando fatos vivenciados por jovens e evangelizadores do próprio Centro Espírita Cuiabá, a partir daí não parou mais, em 2001 montou “Quem Tem Medo da Morte?”, comédia baseada no livro de mesmo nome tratando com bom humor o delicado tema; em 2003 “Verdades e Mentiras”, alertava sobre a habilidade ou falta dela em se lidar com essas duas posturas, em 2004 “A Codificação”, apresentava a chegada da Doutrina Espírita à Terra, desde Hydesville até o desencarne do codificador Allan Kardec, em 2008 “O Diabinho Roxo” adaptação da peça teatral escrita na década de 50 por Leopoldo Machado ilustrava a forma de atuação e influenciação das entidades sofredoras nas instituições espíritas e em seus trabalhadores visando obstaculizar as lides espíritas.
Em 2011, homenageando o centenário do Centro Espírita Cuiabá: “CEC, 100 Anos Iluminando Consciências” contava a história de sua fundação, salientando trechos curiosos e personagens relevantes à esse processo. Em 2014, “Quem tem medo da morte? O musical”, como o título anuncia, uma versão musical, reunia lindas canções sobre o tema, além de coreografias. Em 2016, “Fala o que convêm à sã Doutrina” , em 2018, no 6º. Encontro Estadual de Arte Espírita, “A história de uma folha”, com a técnica de fantoches o grupo trouxe reflexões sobre a morte à compreensão das crianças. Em 2019, com a música de César Tucci, “O Livro dos Médiuns”, estruturou e apresentou um lindo sapateado aliando música, dança, arte à fidelidade doutrinária.
E agora, em 2022, no pós pandemia, quando o distanciamento social dificultou os espaços de convivência, inclusive no Centro Espírito, tivemos a ideia de gravar um áudio book sobre alguns contos psicografados pelo médium Chico Xavier através de vários espíritos.
Ensaios
ábados às 17h15 (após a Evangelização) no Centro Espírita Cuiabá.
Interessados procurar as evangelizadores Soraia Martins, Rachel Pulcherio e Daniele Vilela.






























